VINHO E EXERCÍCIOS
A melhor receita para proteger o coração é combinar a ginástica com os drinques
Já está mais do que provado que a prática regular de exercícios físicos faz bem para o coração. Também não é segredo que o consumo moderado de álcool protege a saúde cardíaca. E quanto à combinação da ginástica com a bebida? Pois bem, essa é a melhor receita para a prevenção de doenças cardiovasculares, especialmente o infarto. Um estudo recém-publicado na revista científica European Heart Journal mostrou que as pessoas fisicamente ativas e habituadas a beber têm 50% menos risco de sofrer um problema cardíaco do que as abstêmias e as sedentárias. Para tanto bastam quatro horas por semana de caminhada leve e duas medidas de álcool por dia. Aos homens, estão liberadas duas taças de vinho, uma dose de uísque ou duas latinhas de cerveja, diariamente. Às mulheres, a metade disso. “É a primeira vez que uma pesquisa mostra que o álcool potencializa os efeitos protetores da atividade física”, diz o cardiologista Ibraim Masciarelli, do Hospital do Coração, em São Paulo.
Depois de acompanharem 11 914 homens e mulheres saudáveis ao longo de duas décadas, pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde Pública, da Dinamarca, constataram que, isoladamente, o álcool oferece o mesmo grau de proteção ao coração que a atividade física. Os riscos de infarto de um sedentário habituado a beber com moderação equivalem aos de um abstêmio fisicamente ativo. Eles têm 30% menos probabilidade de adoecer do que os sedentários que não bebem.
A ginástica e a bebida preservam a saúde do coração ao impedir o entupimento das artérias coronárias. Ambas aumentam a concentração de HDL, o colesterol bom, no sangue. Além disso, o álcool reduz as inflamações na parede interna dos vasos sanguíneos. A prática de exercícios físicos, por sua vez, também dificulta a agregação das plaquetas sanguíneas, o que melhora o fluxo de sangue para o coração.
Adriana Dias Lopes
VEJA
Edição 2046
6 de fevereiro de 2008
